quarta-feira, 23 de junho de 2010

Reparação

Esse livro de Ian McEwan deu origem ao filme "Desejo e Reparação". Aliás, o que mais me animou a ler este livro foi o fato de lançarem o filme... gosto de ler e depois ver o filme, embora nenhum filme até agora tenha sido melhor do que os livros, pelo menos os que vi. Mas nesse acaso ainda não vi o filme, então vamos à história do livro.

Tudo começa com uma inocente e imaginativa menina tentando montar uma peça de teatro com seus primos, e se frustrando a cada ensaio. Esta menina, Briony está na fase de pré adolescência e, diante de tanta infelicidade, se deparada com uma cena confusa acontecendo em sua casa, e tendo a ambição de ser escritora, a faz fantasiar uma história irreal. Entretanto, Briony tem tal fantasia como verdade, não se dando conta do problema que está causando na vida de tantas pessoas, inclusive na sua.
Depois desse acontecimento, passam-se anos e vem o momento da reparação... será que Briony conseguirá desfazer o mal entendido daquele tempo de menina?

É uma ótima história!! Faz você viajar, entrar no pensamento de Briony e dos outros dois personagens principais, já que a narrativa é feita em partes por estas três pessoas.
O livro em si é de 2002, mas a trama acontece no período da 2ª Guerra Mundial, na Inglaterra, tendo algumas partes dela também sido narradas durante a guerra.
Um livro envolvente e, com certeza, único em seu enredo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Seu blogger é maravilhoso. Adorei, tenho certeza que terás inúmeros seguidores. Parabéns! Sou poeta e professor no Rio de Janeiro, covido-a a visitar meu blogger de poesias. Quem sabe, poderá me conceder a honra de ser uma seguidora. Abraço fraterno, Helio Rocca.

Ana Bailune disse...

A história parece muito interessante! Boa sorte em seu blog! Convido-a a visitar-me também, lá no Recanto das letras!